06 outubro 2011

Academia Brasileira de Artes [ABRA]

Portifólio Físico
Oi, pessoas! :D Lembram de mim?! [Sim, voltei!]
Este post tem o intuito de expor minha opinião quanto à Escola ABRA e o Curso Técnico de Comunicação Visual (com ênfase em Design Gráfico).
Por que escolhi a escola ABRA?
A primeira coisa que a gente faz quando não sabe por onde começar é sair perguntando para quem sabe! Se você ainda não fez isso, corre o sério risco de errar. Isso se aplica a todas as áreas da nossa vida! #fato
Minha primeira tentativa foi numa Universidade popular aqui de São Paulo, fui atraída pelo preço baixo e boa localidade. Não tem nada de errado em ver um local de fácil acesso e um preço que você pode pagar! O problema é não ter consultado gente da área de Design e verificar a situação do mercado.
A conseqüência dessa escolha compulsiva foi instantânea:
  • Frustração por não ter as partes práticas do Design. (Em 6 meses de curso, fiz uma ilustração por conta própria e um único trabalho “livro-objeto”).
  • Quantidade demasiada de alunos em uma única sala. (A sensação que eu tinha era de “quem pagasse o curso poderia entrar”! Havia mais de 100 alunos no primeiro dia, além disso estavam misturados alunos de Fotografia, Comunicação Social e Design Gráfico na mesma sala.)
Não faz mal errar, basta a gente reconhecer e recomeçar com calma. Dia desses, num súbito consultei algumas pessoas de Moda, Design, Design Gráfico e a grande maioria me disse que a ABRA era um bom começo além disso, uma amiga que fiz lá na UNIP acabou terminando de ajudar na escolha pois mencionou a mesma escola (ABRA).
Dessa vez eu fiz certo, fui conhecer a escola antes de fechar negócio, vi alguns trabalhos de alunos, olhei a grade escolar do curso e negociei os preços. Fazer as coisas com calma e conhecer quem você esta contratando é fundamental!
Como funcionam as aulas do Técnico de Comunicação Visual (com ênfase em Design Gráfico)?
São duas vezes por semana ou 5 horas/semana, um dia na prancheta e outro no computador. Ou seja, é pratica o curso inteiro e isso já é algo diferente. Dependendo do tamanho da Unidade, existe um limite de 6-15 alunos por turma. (a minha turminha tem 6 alunos!) O professor vai explicando a parte teórica e você vai aplicando na hora. Eu pensei que seria pouco mas, pela quantidade de atividades que são exigidos, nos dias que você não tem aula, acaba praticando com os projetos que tem de entregar. (Esse é um dos motivos porque sumi! Era uma causa nobre, certo?)
Treino em papel
Testes de prancheta.

Maya
Um dos primeiros trabalhos Illustrator - Computação Gráfica.

As turmas se iniciam todo começo de mês, então sempre tem jeito de se matricular! Se não dá para fazer de dia da semana, existem unidades da escola que oferecem cursos aos sábados.
Conclusão:
Estou satisfeita com o curso e acho que já evoluí bastante mas, confesso à você que é um curso que depende muito da vontade e empenho do aluno. Tem de querer e correr atrás, tudo com orientações de professores. Além disso, os alunos acabam interagindo e ajudando uns aos outros. É um ambiente muito bacana para estudar. Ninguém vai exigir de você mais do que você pode fazer, cada um no seu ritmo.
A única coisa que incomoda é o valor do curso mas, isso é negociável e pode-se pagar em parcelas. Um outro detalhe é o material. Sim, para começar o curso é preciso o mínimo de material para executar as atividades apesar disso poder pesar um pouco mais no bolso acho que vale muito a pena!

Espero que ajude quem ainda esta indeciso e sirva de inspiração!
Para saber mais da escola, acesse: www.abra.com.br

Voltei timidamente, com saudades!

Kiss

15 comentários:

  1. Eu fiz um módulo de desenho básico na ABRA e posso dizer que se a pessoa não tem habilidade nenhuma em desenho, sairá super frustrada do curso. Fato.

    Espero que você tenha mais sucesso do que eu. :) Estarei acompanhando aqui no blog!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Hey ^^

    É assim mesmo erramos, o importante que conseguiu acertar.
    Achei linda sua ilustração... talento!!!

    Xxx

    :: Loma

    ResponderExcluir
  3. Que bacana, flor!
    Fico feliz que tudo esteja se ajeitando :) É tão bom fazer o que a gente gosta ^^

    Beijinhos e tudo de bom! :*
    PS: Estava com saudades dos teus posts.

    ResponderExcluir
  4. Também achei legal a ilustração. Confesso que não entendo nada dessas coisas minha Flor. mas faz algum tempo que venho acompanhando essa sua jornada.

    Já tinha ouvido falar desse lugar aí (ABRA). Bem renomado, espero que tenhas sorte ♥

    ResponderExcluir
  5. Cih fico super feliz por vc!!!
    to torcendo pra esse curso ser tudo que vc espera!!! confio em ti ;-)

    ResponderExcluir
  6. Que bacana esse trabalho no illustrator, lembrei do Caminho das Indias e as dancinhas hahaha
    Boa sorte.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. O importante é se sentir bem e feliz! É isso aí! E belo desenho hein?
    bjoks

    ResponderExcluir
  8. Oi cih, eu tinha visto a sua "maia" no facebook, achei muito legal.
    Continua firme e forte ai no curso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Tão bom saber que você está contente e que agora achou o lugar certo para aquilo que queria!
    Você já dando show no Illustrator, haha. Ficou lindão a ilustração. Eu penei com ele por um tempo, agora já me acostumei.
    Boa sorte nessa nova fase e espero que dê tudo certo e ainda melhor!

    Saudades de tu, tatu ♥

    Kissu

    ResponderExcluir
  10. Ahhhh ~ que bom! Ganbatte tomo-chan... tenho certeza que agora vai!!! <3333

    ResponderExcluir
  11. Para ter só seis alunos na sala o preço não deve ser dos melhores mesmo, mas a qualidade deve estar em primeiro lugar, na minha opinião.
    Quem bom que você conseguiu arrumar um lugar que gosta e que compensa todo esforço.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  12. Pelo visto você fez uma otima escolha, adorei os resultados do seu curso. Que tal levar todo seu conhecimento para o Coloridex? Sou boa admiradora de design *-*
    Beijocas

    ResponderExcluir
  13. Que bom que vc encontrou um curso de bom nível.
    Aqui onde moro não tem ABRA e nenhum curso que valha à pena.

    BJus

    ResponderExcluir
  14. Juro que um dia farei por hobby! Linda sua arte! E eu fiz aqueles quadradinhos com variações de escala de cinza e tons das tabelas de cores na facul HAHAHAHAHA adooro! <3 Boa sorte, Cih, sumida! ♥

    ResponderExcluir
  15. Oiee Cih!! Tudo bem?
    Muito bom o desenho!!
    Se esforce!!
    Que pessoa chic vc é ein? rsrs
    Até!
    Bjus!

    ResponderExcluir

Me faça feliz! Comente!