10 dezembro 2015

ComCiência [CCBB]

Olá! Estava lá no mundo OFFLINE curtindo a minhas férias, por isso acabei dando uma pausa nas postagens!

Hoje o post vai ser a minha leitura sobre a exposição ComCiência da artista Patricia Piccinini. A intenção não é representar ou tentar traduzir as esculturas e sim, mostrar o que elas significaram para mim. Deixar um registro do que eu senti ao observar cada obra.

1ª Impressão
Fiz a visita agendada e acabei acompanhando as obras na sequência sugerida pela CCBB. Como sempre, tudo muito organizado e num horário bem vazio (2ª-feira às 10:30h). As esculturas estão expostas com nome e materiais utilizados. À primeira vista é de espanto. Sim! E acredito que isso seja normal, pois nada é comum. Trata-se de criaturas criadas da imaginação da própria artista e o que mais me chocou foi o fato dela misturar objetos com características de seres vivos.
Em todas as obras eu senti uma mistura de espanto, curiosidade e vontade de saber mais...

As esculturas parecem estar vivas mesmo que estáticas, parece que a qualquer comento as criaturas vão piscar, se mexer ou alguma coisa assim. Assustador? Muito! A maioria das esculturas possuem cabelos humanos e são peludos. Ao mesmo tempo que fiquei com vontade de tocar, fiquei com receio de sei lá... criar vida e sair atrás de mim. Olhei atentamente e só faltou as esculturas respirarem. #japamedrosa

Por que vale a pena?
Não é todo dia que a gente pode observar de perto esculturas tão bem feitas. São tão bem acabadas que até se pode notar poros imitando a pele de animais e homens e algumas possuem textura de úmido, suado...
O objetivo da artista é dar o alerta para o que as criações da ciência podem nos levar a fazer. A maioria das obras enfatiza a fertilidade, a reprodução e maternidade. Em algumas isso ficou muito evidente para mim e em outras a tanto para extrair que isso se torna sutil.
Além disso a exposição é de graça! Basta agendar para ter o melhor aproveitamento.

Minhas favoritas!
Esfinge


Demi-Point


Substituto



Pelas fotos dá para entender um pouco? No começo é meio tenso devido ao susto e impacto. Depois que você lê o propósito de cada criatura acaba se sentindo melhor e até começa a achá-las mais belas. É um bom passeio para reflexão do mundo moderno, do que pode acontecer em algum futuro próximo e como estamos banalizando tudo, até mesmo a ciência-genética.

O Exposição é gratuita e vai até dia 04 de Janeiro de 2016 lá no Centro Cultural Banco do Brasil. (Em São Paulo)
Clique aqui para saber mais!

Kiss e até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Me faça feliz! Comente!